Alves NetoAlves NetoAlves Neto
  • Amazônia
  • Política
  • Educação
  • Saúde
  • Esportes
  • Cultura
  • Segurança Pública
Reading: Juventude bem representada
Enviar
Login
Notificação Mostrar mais
Tamanho da letraAa
Alves NetoAlves Neto
Tamanho da letraAa
Buscar
  • Amazônia
  • Política
  • Educação
  • Saúde
  • Esportes
  • Cultura
  • Segurança Pública
Você já tem uma conta ? Login
Siga
© 2022 Alves Neto. Todos os direitos reservados.
Uncategorized

Juventude bem representada

Uma secretaria de juventude atuante

Alves Neto
Última atualização, 9 de outubro de 2025 - 00:41
Alves Neto
Enviar
6 min leitura
Enviar

Na manhã da terça feira 07/10/25, foi apresentado na Câmara Municipal de Macapá o balanço das ações desenvolvidas em prol da juventude amapaense. O trabalho, construído com diálogo, parcerias e dedicação, reflete o compromisso contínuo do Governo do Estado com as políticas públicas voltadas às juventudes.

Conteúdo
Amapá é um dos estados mais jovens do Brasil e aposta em políticas públicas para transformar esse potencial em oportunidadesGestão com foco na juventudeDesafios e perspectivasOpnião do Portal
Secretária Priscila Magno

O momento representou um gesto de transparência e responsabilidade, reafirmando a seriedade da gestão do governador Clécio Luís na condução de iniciativas e da Secretária de Juventude Priscila Magno, que fortalecem a participação e o protagonismo jovem em Macapá e em todo o Amapá.

A equipe segue firme na missão de consolidar políticas públicas que nascem da escuta ativa e se transformam em resultados concretos. Afinal, o futuro do Amapá está sendo construído agora, com a energia, a coragem e o talento da sua juventude.

Amapá é um dos estados mais jovens do Brasil e aposta em políticas públicas para transformar esse potencial em oportunidades

Com quase um terço da população formada por jovens, o Amapá desponta como um dos estados mais jovens do Brasil e vem reforçando políticas voltadas para esse público. Dados do Censo Demográfico 2022, do IBGE, mostram que 28,2% dos amapaenses têm entre 15 e 29 anos, proporção superior à média nacional, que é de 23,7%. Isso significa que o estado tem uma das populações com menor idade média do país — cerca de 25 anos, enquanto a média brasileira é de 35 anos.

Essa característica demográfica coloca o Amapá à frente de estados como Rio de Janeiro (21%), Rio Grande do Sul (20%) e São Paulo (22%), e ao lado de outros estados da Região Norte, como Roraima (29%) e Amazonas (27%), onde o perfil populacional também é marcadamente jovem.

A combinação de uma população majoritariamente jovem e em crescimento representa um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade estratégica. É nesse contexto que o Governo do Estado do Amapá tem concentrado esforços para ampliar as políticas públicas de juventude, com foco em educação, formação profissional, empregabilidade, empreendedorismo, cultura e participação social.


Gestão com foco na juventude

Na Câmara Municipal de Macapá, o governo apresentou o balanço das ações voltadas para a juventude amapaense. Segundo o relatório, as iniciativas têm sido construídas com diálogo, parcerias interinstitucionais e participação social, reforçando o compromisso de tornar as políticas públicas mais próximas da realidade dos jovens.

O momento foi marcado pela transparência e pela reafirmação do compromisso da gestão do governador Clécio Luís junto com a Secretária da Juventude Priscila Magno, a juventude de Macapá e de todo o estado. As ações apresentadas envolvem desde o fortalecimento de programas de primeiro emprego até projetos de protagonismo juvenil e oportunidades de capacitação técnica.


Desafios e perspectivas

Embora o Amapá se destaque pelo potencial jovem, os desafios ainda são expressivos. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos no estado gira em torno de 24%, acima da média nacional, que é de 19%. Isso reforça a importância de políticas que combinem formação, geração de renda e estímulo à permanência dos jovens no sistema educacional.

Em contrapartida, o estado tem mostrado avanços em programas de inclusão e protagonismo juvenil, com destaque para ações desenvolvidas em parceria e instituições de ensino eo governo federal. A política de escuta ativa — ouvindo demandas diretamente da juventude — tem sido apontada como um dos diferenciais da atual gestão.


Opnião do Portal

Com uma das populações mais jovens do país, o Amapá tem diante de si um enorme potencial humano. Investir nessa geração significa investir no futuro econômico, social e cultural do estado.

Como enfatizado pelo governo, “o futuro do Amapá se constrói agora, com a energia, a coragem e o protagonismo da nossa juventude”. E transformar essa força em oportunidades concretas é o grande desafio — e também a grande missão — de uma gestão que entende que política pública eficaz nasce do diálogo e se consolida em resultados reais para a população.

Parece que o governo acertou em cheio em sua secretária de Juventude, pois o estado nunca teve uma Secretária tão atuante igual a atual, vemos ações de participação da juventude pelo Amapá inteiro. A juventude se identifica com a Priscila Magno e abraça o Governo Clécio que vem se tornando mais popular entre os jovens.

Siga, curta e compartilhe nossa Pagina no Instagram: https://www.instagram.com/p/DPksNtngJTH/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Inscreva-se para receber notícias diárias

Fique por dentro! Receba as últimas notícias de última hora diretamente no seu email.
Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.
Compartilhe esta Notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copiar link Imprimir
Notícia anterior Distrito de Aporema, em Tartarugalzinho Ganha uma Escola Totalmente Reformada
Próxima notícia SEM AULA SEM MERENDA SEM PROFESSORES UMA ESCOLA DE FACHADA Crise na Educação Municipal expõe descaso da Prefeitura de Macapá
- ANUNCIANTE -
Ad imageAd image

Fique conectado

235.3kSeguidoresLike
69.5kSeguidoresSeguir
45.7kSeguidoresPin
76.8kSeguidoresSeguir
112kInscritosInscrito
4.4kSeguidoresSeguir

Notícias Recentes

SEM AULA SEM MERENDA SEM PROFESSORES UMA ESCOLA DE FACHADA
Crise na Educação Municipal expõe descaso da Prefeitura de Macapá
Educação Política
Distrito de Aporema, em Tartarugalzinho Ganha uma Escola Totalmente Reformada
Educação Uncategorized
A Alfabetização no Amapá piorou em 2025?
Educação
Amapá Mostra sua cultura para o Mundo
Cultura Uncategorized
Alves NetoAlves Neto
Siga
© 2025 Alves Neto. Todos os direitos reservados.
Vá para versão mobile
Bem vindo de volta!

Conecte-se na sua conta

Nome de usuário ou email
Senha

Recuperar senha?